Concurso Polícia Civil PC PB: Categoria acredita em autorização do Governo!

De acordo com informações da Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia (Adepdel), o Governo do Estado da Paraíba precisa abrir um novo edital de concurso público (Concurso Polícia Civil PC PB). A categoria revelou que a corporação não conta com um novo edital há 12 anos.
AAdepdel acredita que um novo concurso PC-PB será autorizado em breve. Para isso acontecer, a entidade espera o apoio da Secretaria de Segurança e da Delegacia Geral.
“Estamos confiantes que a Secretaria de Segurança e Delegacia Geral abraçarão as duas principais dificuldades da polícia civil: cumprimento da Lei 9082/2010 e concurso público”, disse em suas redes sociais nesta segunda, 30.
No dia 26 de novembro, a Adepdel esteve com delegados da 3ª Superintendência Regional de Polícia Civil (SRPC), em reunião presencial e virtual. Durante o encontro, foi tratado sobre as dificuldades dos policiais em meio ao déficit da corporação.
“Todos os colegas relataram as sérias dificuldades enfrentadas pela Polícia Civil, sendo a questão do efetivo a mais comentada. Delegacia Seccional como Itaporanga, que abrange 20 cidades, está apenas com quatro delegados para responder pelos municípios 24 horas por todos os dias da semana. A Superintendência dispõe de menos de 40 delegados, para uma área de quase 1 milhão de habitantes”, diz a categoria.

No fim de outubro, a entidade começou uma série de reuniões com os delegados da Polícia Civil do Estado a fim de discutir os problemas que a instituição enfrenta. A Adepdel revelou as seguintes demandas:
o não cumprimento da Lei do Subsídio por parte do Governo do Estado;
ausência de concurso público; e
falta de valorização profissional.
“Não dá mais pra continuar assim. Trabalhar até morrer ou morrer de trabalhar”, ressalta o presidente da Adepdel, Steferson Nogueira.Oportunidade: 800 Cursos Online GRATUITOS
Fique Mais Informado(a): Acesse o BRASIL123
O concurso público da Polícia Civil PC-PB é uma necessidade de anos no Estado. Em 2019, por exemplo, o secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes, confirmou que estudos para um novo edital estavam sendo realizados.
Porém, um ano após a informação, o concurso da PC-PB segue sem definição. Na época, o secretário afirmou que precisaria de autorização governamental e da equipe econômica do estado.
Último edital do concurso PC PB foi aberto em 2008
O último edital de concurso público da Polícia Civil PC-PB foi aberto em 2008. Na ocasião, o edital contou com 1.162 vagas, sendo 909 oportunidades de nível superior e 252 de nível médio.
As vagas do concurso foram distribuídas entre os cargos de delegado de polícia (33 vagas); perito oficial criminal (35); perito químico legal (16); perito médico-legal (26); perito odonto-legal (16); agente de investigação (569); escrivão de polícia (214). papiloscopista (05), técnico em perícia (24), necrotomista (24) e motorista policial (200). Os salários oferecidos oscilam entre R$1.231,20 e R$4.822,54.
O Cebraspe organizou o edital. O concurso contou com provas objetivas, discursivas, exames médicos, Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação psicológica e prova de títulos.
Na primeira etapa, os candidatos tiveram que responder a questões de Conhecimentos Básicos e Específicos, sendo necessário acertar, pelo menos, 50% dos pontos de cada área de conhecimento para ser aprovado.
A validade do concurso foi de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Fonte: Noticias Concursos