Concurso PC RJ: distribuição das vagas imediatas é definida, veja

O governo do Rio de Janeiro divulgou o quantitativo de vagas imediatas que serão abertas no novo concurso PC RJ por cargo. Até 2022, a previsão é que 864 aprovados sejam convocados.Na última quarta-feira, 09 de dezembro de 2020, foi divulgado o quantitativo de oportunidades imediatas que estará disponível no edital do concurso PC RJ. Em coletiva de imprensa, o governador em exercício Cláudio Castro anunciou que serão abertas 73 chances para provimento imediato.Confira a distribuição prevista para as vagas imediatas:Auxiliar de necropsia – 2 vagas (nível fundamental);Técnico de necropsia – 1 vaga (nível médio);Investigador – 11 vagas (nível médio);Inspetor – 50 vagas (nível superior);Perito legista – 6 vagas (nível superior);Perito criminal – 1 vaga (nível superior);Delegado – 2 vagas (nível superior).Prepare-se: Questões de ConcursosAdquira: Material Preparatório para Concursos

Vale lembrar que esses dados não estão oficialmente confirmados. O governo do RJ informou, por meio de seu perfil no Twitter, que o certame será provavelmente executado no primeiro semestre de 2021.De oficial, apenas a autorização do concurso. Os despachos foram divulgados na página 2 do DOE RJ (Parte I, seção do Poder Executivo, dia 05 de novembro de 2020).Vagas previstas no concurso PC RJ 2021
//

Ao menos 864 vagas  estarão em disputa no concurso PC RJ, com remunerações iniciais que poderão variar de R$ 4.506,27 a R$ 18.747,95.

Assim, a expectativa é de que sete editais sejam publicados e que os seguintes postos de trabalho sejam preenchidos:47 vagas para Delegado de Polícia (nível superior);54 vagas para Perito Legista (nível superior);597 vagas para Inspetor de Polícia (nível superior);20 vagas para Perito Criminal (nível superior);118 vagas para Investigador (nível mínimo ainda não confirmado. Essa informação será oficializada no edital de abertura);16 vagas para Técnico Policial de Necropsia (nível médio);12 vagas para Auxiliar de Necropsia (nível fundamental).Apesar do volume de vagas previstas, o montante ainda não é capaz de suprir a demanda por servidores da categoria. Um informe do site do Sindpol-RJ, publicado em 2019, indicou que o déficit de policiais civis no estado é gigantesco.Enquanto a Lei Estadual 699/83 estabelece que o Estado precisa ter pelo menos 23 mil agentes na ativa, a corporação conta, na atualidade, com cerca de 9,3 mil policiais!Concurso Polícia Civil RJ: etapas previstasO edital anterior, do concurso Polícia Civil RJ, foi constituído das seguintes etapas de avaliação:Prova de conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório;Prova de capacidade física, de caráter eliminatório;Exame psicotécnico, de caráter eliminatório;Exame médico, de caráter eliminatório;Curso de formação profissional.

Márcia AndréiaRedatoraJornalista no Portal Concursos no Brasil, estudou Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduanda em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Dom Alberto.Atuou na produção da Record Bahia, na assessoria de comunicação da Prefeitura de Correntina – BA, na redação do Jornal do Sudoeste, dentre outras atividades na área de propaganda.

Fonte: Concursos no Brasil